Muita gente não sabe, mas a Gestão de um Condomínio é muito mais que receber e pagar contas, aplicar notificações ou realizar benfeitorias. Condomínios são como pequenas empresas que, se mal geridas, podem trazer grandes prejuízos a todos os envolvidos, representando custos desnecessários e desembolsos extraordinários para os condôminos. Por isto fique atento as dicas seguir:

  1. O Síndico é o responsável, mas o patrimônio também é seu! Procure conhecer as coisas do condomínio, não só as mais óbvias como receitas, contas a pagar e obras. Saiba se o condomínio está cumprindo todas as obrigações legais, como recolhimento de retenções em nota, controle da manutenção de elevadores, manutenção de extintores e para Raios. Saiba se os documentos obrigatórios, tais como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) estão em dia!
  2. Crie um Fundo de Obras – com o tempo, a edificação necessita de obras maiores e mais caras para a sua manutenção, tal como, pintura, recomposição ou lavagem das fachadas. Pensando nisso, crie um Fundo de Obras específico para estas despesas e não seja pego de surpresa ao ter de realizá-las, devendo desembolsar o valor de uma só vez!
  3. Eleição de síndico é coisa séria! Não deixe que pessoas que não morem no condomínio, ou não queiram ser síndicos sejam eleitos para esta função. Os primeiros, por que não vivem o dia a dia do Condomínio, os segundos, pois corre-se o risco do seu patrimônio não ser bem gerido. Sugere-se evitar eleições por sorteio ou por revezamento. Caso não haja pessoa disponível ou habilitada para ser síndico, contrate os serviços de uma Administradora Profissional.
  4. Contrate prestadores de serviços confiáveis. Seja para a manutenção diária ou para serviços esporádicos, procure prestadores com referência no mercado. Avalie bem o contrato de prestação de serviços, peça certidões de regularidade e consulte referências!
  5. Mantenha a documentação do condomínio em dia! Existem documentos que devem ser guardados pelo condomínio por 05, 20 ou ainda pelos anos que o Condomínio Edilício existir. São exemplos de cada um deles: contas pagas, documentos legais (DIRF, RAIS, Contratos de funcionários, entre outros) e projetos/alterações realizados na edificação.

Conheça a Solução em Administração Profissional de Condomínios da Alvo!

Na Alvo, nós cuidamos!