Mas, para você, morador de condomínio, sugiro que repense e leia com muita atenção a Convenção, os Regulamentos e as ATAs. Eu sei, são assuntos chatos, leituras entediantes, não tem enredo, não tem a jornada do herói, ninguém mata o vilão e a mocinha... que mocinha?

 

Embora tarefa árdua, a leitura desses documentos são fundamentais para a vida no condomínio, leia e aprenda padawan:

  1. a) A Convenção é a carta magna do condomínio, como a Constituição de um país;
  2. b) O Regimento Interno é como se fosse o Código Civil do condomínio, as Leis para a boa vida em sociedade estão nele;
  3. c) As Atas são os últimos acontecimentos do seu condomínio, acontecimentos esses que inclusive podem alterar e complementar os documentos 1 e 2 acima.


Faço aqui um destaque especial sobre as atas, que acabam por ser um bom livro de história do seu condomínio. Nelas talvez encontre um pouco de terror, comédia, drama, eventualmente alguns heróis e muitos vilões.


Eu entendo que você não participe das assembleias, por motivos pessoais, profissionais ou até mesmo de saúde. Acho que nem mesmo eu participaria, se não fosse obrigado. Mas sabe o que é inadmissível: Que você não lei a ata da assembleia, completando assim o combo "NEM NEM". NEM vou na assembleia NEM vou ler a ata.

Você recebe uma cópia física e virtual da ata (se não recebe, vá atrás, preguiçoso!) e tem, a partir daí, a obrigação e tempo suficiente para fazer uma pausa de alguns minutos para se inteirar do que decidiram por você. Sim, quem se ausenta da assembleia, está tacitamente concedendo aos presentes o direito de decisão sobre o futuro do Condomínio. Isso implica em aprovação de aumento na taxa condominial, rateios, obras e melhorias etc.

Mas se você é dos que não fazem a leitura das decisões soberanas do seu condomínio, talvez se reconheça nas situações abaixo:

  1. a) Não lê a ata, mas questiona para saber por que o boleto do seu condomínio esse mês está mais alto do que no mês anterior;
  2. b) Não lê a ata, mas questiona com ar de surpresa, quando vê pela janela os profissionais no balancim iniciando a obra de pintura do prédio que vai durar 120 dias...úteis e sem chuva;
  3. c) Não lê a ata, mas questiona, mais uma vez, para saber por que nunca mais viu o porteiro João na guarita, sendo que para entrar no prédio precisa agora colocar o dedo num vidrinho que lê a sua impressão digital, que está gasta pelo tempo ou pelo álcool em gel e, vai ter que esperar a Srta. Solange, que está do outro lado da cidade, autorizar sua entrada olhando através da câmera.


A leitura é fator determinante para o desenvolvimento humano, passamos milhares de anos desenvolvendo e aperfeiçoando a comunicação pela escrita, e você acha que é perda de tempo ler?! Por favor, LEIA!!!!

 

Fonte <https://www.historiasdecondominio.com.br/post/a-import%C3%A2ncia-de-saber-ler>