Quem pretende se candidatar ao cargo de síndico do condomínio deve ter consciência das novas responsabilidades impostas à função pelo Código Civil de 2002 e saber que um erro ou uma omissão no exercício de suas atribuições pode levá-lo a enfrentar processos judiciais, civis e criminais.
As funções e os deveres do síndico estão estabelecidos no Código Civil. Elas são amplas e mesmo nos condomínios que contam com os serviços de empresas administradoras, o síndico e é responsável por qualquer ato administrativo.
Responsabilidade civil do síndico
A responsabilidade civil do síndico ocorre quando as atribuições do cargo não são cumpridas adequadamente, ocasionando prejuízos aos condôminos ou a terceiros.
Responsabilidade criminal do síndico
A responsabilidade criminal do síndico acontece quando este não cumpre suas atribuições, levando-o não apenas a uma omissão, mas a uma prática que pode ser entendida como criminosa ou contravenção.
Esse tipo de responsabilidade envolve geralmente os crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação), a apropriação indébita de fundos do condomínio e a apropriação indébita de verbas previdenciárias dos funcionários.
O não cumprimento das atribuições legais dos síndicos pode acarretar a um processo civil ou criminal quando:
* Deixar de prestar conta anual às Assembleias;
* Alegação de danos morais por exposição dos nomes dos condôminos inadimplentes;
* Descumprir as leis trabalhistas de funcionários contratados, levando-os a processar o condomínio;
* Ser responsabilizado civilmente por obras realizadas sem a devida autorização da Assembleia;
* A contratação de um serviço sem condições seguras, acarretando algum acidente;
* Negligência ou imprudência na manutenção dos elevadores;
* Furtos e roubos não são responsabilidade do condomínio, mas se o funcionário contratado ocasionar prejuízo, o síndico pode ser responsabilizado;
* A falta de manutenção dos equipamentos do playground gerando acidentes;
* A responsabilidade civil no caso da manutenção das piscinas somente ocorre se houver uma lesão nos usuários;
* Não existe nenhuma Lei Federal ou artigo que trate exclusivamente da responsabilidade do síndico sob as instalações de gás, mas é importante que fique atento às manutenções, podendo resultar em alguma acusação, pois ele é responsável pelas áreas comuns.
É importante que o síndico saiba das suas responsabilidades e conte com uma empresa séria e completa no apoio ao seu mandato.
Na Alvo, acreditamos que é importante que o síndico saiba das suas responsabilidades e conte com uma empresa séria e completa no apoio ao seu mandato.
Acerte na escolha, acerte com a Alvo!