Na prática há vários tipos de Compliance: fiscal, tributário, empresarial e trabalhista, por exemplo. Todos buscam analisar riscos, normatizar, monitorar, armazenar e avaliar todas informações pertinentes à área. Em uma empresa ou em condomínios isto deve ser realizado por um grupo especifico que, ao final de determinado período apresentará os resultados dos procedimentos. Lembrando que isto deve ser feito de forma regular, agregando transparência ao processo.

Ainda pouco praticada em empresa de menor porte e em condomínios e, mesmo aparentando complexa, sua implementação é simples e palpável. Um exemplo disto ´que em condomínios, já existe um órgão que deveria exercer este papel, o Conselho fiscal.

A terceirização de serviços pode auxiliar as empresas e condomínios a implantarem uma estrutura de Compliance, na medida que facilita os processos relativo as questões trabalhistas, fiscais e operacionais. Segundo, porque as terceirizadas mais preparadas, já utilizam o modelo de Compliance em sua estrutura a muito, como medida de aumentar seu resultados diminuindo riscos e agindo preventivamente.

Na Alvo, por exemplo, a Compliance, faz parte de nosso cotidiano, sendo empregada como parte de um conjunto maior de ferramentas de gestão propiciando resultados  como, índice de sucesso em casos trabalhistas de 96,50%, com apenas 22 caso em 9 anos de existência do Grupo (dados até 1º semestre de 2022). Implementando técnicas de monitoramento operacional, com KPI críticos e terceirizando departamentos, como o financeiro, afim de diminuir riscos.

Acerte na escolha, acerte com a Alvo!