Na busca por melhorar o desempenho de um Condomínio é comum verificar a dificuldade dos Síndicos em elaborar formas de aumentar a produtividade e eficiência dos processos, ou até mesmo de inovar, acompanhando as mudança cada vez mais rápidas envolvidas no universo da gestão de um condomínio.

O Benchmarking constitui uma forma bem simples de enfrentar estes problemas. É uma ferramenta desenvolvida e muito empregada por indústrias para monitorar a concorrência, comparar o desempenho de resultados e melhorar a eficiência de processos. Transportando-a para o universo dos Condomínios esta ferramenta permitira avaliar as boas práticas de outros Condomínios e assim implementá-las para o seu ambiente.

Porém, devemos tomar muito cuidado, pois a comparação é a base para a avaliação do valor daquilo que criamos ou fazemos, de forma que podemos nos depara com excelentes ideias, mas que não necessariamente são aplicáveis ao momento ou contexto do seu Condomínio.

Acreditar que tudo que outros condomínios fazem é bom, deixando de analisar criticamente cada ponto, pode ser um verdadeiro perigo. Somente um “ctrl+c/ctrl+v” dos sistemas, processos e rotinas com certeza conduzirá seu condomínio a resultados negativos.

Portanto, filtrar as informações e ater-se ao resultado de curto e médio prazos é essencial. Além de tomar o cuidado de adaptar o que form melhor, sem perder as características marcantes e individuais de sus Condomínio.