Portanto, não diz respeito apenas a recolhimento de encargos dos colaboradores, mas de pequenas medidas direcionadas para as a prevenção de problemas nas atividades diárias realizadas pelo seu colaborador. Como exemplo clássico, temos a distribuição dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva). Para começar a definição deste equipamentos devem ser realizadas por um especialista, o Engenheiro do Trabalho, que elabora o documento chamado PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). Este documento definirá que equipamentos devem ser utilizados para cada função e atividades existente em sua Empresa ou Condomínio. É mais comum do que se pensa empresas e condomínios não possuírem este documento devido a falsa economia. Mais comum ainda não cumprir-se as ações determinadas neste documento.

Fornecimento de equipamentos vencidos ou danificados também é uma prática comum que visa a falsa economia. Assim como a falta de registro de protocolado de fornecimento destes.

Deve haver ainda treinamentos protocolados, fiscalização do uso, registros de compra dos equipamentos de segurança, entre outros procedimentos importantes para diminuir este custo.

Outra fonte comum de Passivo, é a falta de controle de ponto, gerando demandas de horas extras. Mesmo que desobrigado pela Legislação dependendo do número de colaboradores próprios que possuir, o controle de jornada refuta outras provas que o reclamante em um processo possuir.

Temos ainda, o desvio e o acumulo de função, muitas vezes não pago, para fins de economia, porém praticados de forma irrefutável no dia a dia das organizações.

Poderíamos continuar listando diversos outros itens relacionados ao custo do Passivo, porém o objetivo aqui é outro, apontar uma solução, que na verdade se resumem a duas: 1) trazer toda esta obrigação para o interior da organização, e assumir os custos relacionados, ou 2) Terceirizar o máximo de serviços possíveis, deixando que empresa que tem esta expertise, fazer melhor e mais barato por você!

Acerte na escolha, acerte com a Alvo!