Seja seu condomínio residencial ou empresarial, a gestão financeira deste constitui um dos maiores desafios para o síndico. Saber equalizar receitas e despesas e muito mais do que "gastar aquilo que se recebe" é preciso ir além, ter visão de futuro, equalizar as demandas da comunidade condominial e a necessidade se serviços de qualidade. Veja 5 passos para o sucesso da administração financeira:
1. Trabalhe com valores futuros – é comum aos condomínios fazerem o rateio de despesas passadas, sem previsão do que poderá acontecer no futuro. Um vazamento, por exemplo, pode aumentar as despesas com água e esgoto do condomínio e não haver previsão de caixa para tal, gerando multa e juros. A maioria das contas tem valor constante, e outras podem ser retiradas junto ao site de empresas prestadores de serviço, caso da energia elétrica e água e esgoto;
2. Faça e atualize o fluxo de caixa – crie um fluxo de caixa do condomínio, atualizando-o constantemente, assim você terá maior controle das receitas e despesas, inclusive com previsões sobre uso do Fundo de Reserve/Obras;
3. Separe despesas ordinárias das extraordinárias – evite usar receitas do fundo de reserva/obras para pagar despesas ordinárias do condomínio, este é o primeiro indicador de descontrole do fluxo de caixa do condomínio;
4. Controle os inadimplentes – fazer cobrança é sempre um trabalho árduo e desagradável, e pois além de exigir dedicação constante e disciplina, envolve também a capacidade de lidar com a pessoas, que são seus vizinhos de porta. Uma opção disponível no mercado é a contratação do trabalho de Administração de Condomínios, que exerce todas as funções nesta área;
5. Contrate bons prestadores de serviços – qualidade tem preço, mas o investimento diminui a dor de cabeça da comunidade com reparos futuros. Se você contrata uma empresa de conservação, despreparada, ela pode a curto/longo prazo danificar sistemas eletrônicos, piso e outros bens que gerarão despesas extras para estes reparados.a